dire

dire

domingo, 24 de outubro de 2010

OS ESTADOS DE CONSCIÊNCIA


PIERRE WEIL

São principalmente quatro os  estados de consciência estudados e comparados entre si, a saber: o estado de consciência de vigília, o estado de consciência de sonho, o estado de sono profundo sem sonho e o estado de superconsciência ou estado transpessoal propriamente dito.

O estado de vigília é o estado de consciência corriqueiro no qual nós estamos na vida cotidiana. As pessoas que estão neste estado dificilmente são sujeitas a fenômenos paranormais, pois nele predominam o raciocínio lógico, a imaginação, os sentimentos, as emoções e as sensações. Nele a respiração, o pulso e as ondas eletroencefalográficas estão dentro da normalidade.

O estado de sonho é um estado em que a consciência está cortada do mundo físico, pois está cortada das senções do corpo físico. Nele só funcionam a imaginação e as emoções. Neste estado, a respiração e o ritimo cardíaco variam confome o estado emocional, mas a tendência é uma diminuição do ritimo inclusive do eletroencefalograma que emite ondas alfa e teta. È neste estado que surgem a maioria dos fenômenos paranormais, chamados de PSI.

Estes fenômenos começam a se manifestar em estado de relaxamento profundo, quando aparecem as ondas alfa, com o ritmo respiratório e card[iaco bastante lentos. O estado de relaxamento é um estado intermediário entre o estado de vigília e o estado de sonho.

No estado de sono profundo, todos os ritmos fisiológicos acima citados são extremamentes lentos, sendo que o eletroencefalógrafp assomça pmdas teta e delta. Neste estado não há mais fenônemos paranormais aparentes, mas tudo indica que nele a consciência está em relação com o que os tibetanos chamam de Clara Luz,  ou Luz do Espírito.

No estado de superconsciência ou estado transpessoal, há uma plena consciência que se manifesta como universal e não mais pessoal, em que se dissolve a ilusão da dualidade sujeito-objeto. Segundo o mandukaya Upanishad, um dos textos básicos da yoga hinduísta, este estado seria caracterizado como sendo um somatório dos três estados precedentes. As medidas eletroencelográficas confirmam este texto, já que se registrou em yogues em estado de superconsciência, chamado de samadhi na tradição hinduísta, ondas eletroencefalográficas delta, características do sono profundo sem sonho, enquanto os yogues estavam completamente despertos e de olhos abertos.

Neste estado todos os fenômenos paranormais costumam aparecer, embora os verdadeiros mestres plenamente realizados não costumem fazer alarde dessas manifestações. Eles têm um completo controle das suas emoções destrutivas, inclusive o orgulho. Muito mais eles manifestam, o tempo todo, amor verdadeiro e sabedoria infinita.

Nenhum comentário: